Às vésperas de completar 85 anos, Geraldo Bernardo Alves, ensina música aos alunos do Colégio Rachel Reid como brilhante professor do programa Mais educação
Às vésperas de completar 85 anos, Geraldo Bernardo Alves ensina música aos alunos do Colégio Rachel Reid como brilhante
Reconhecido pelo expressivo talento e pela sua paixão pela arte, músico encanta público e ainda transmite todos os seus conhecimentos aos jovens macaenses. Trata-se de Geraldo Bernardo Alves, que atualmente ensina o passo a passo da música aos alunos do Colégio Rachel Reid (sob a direção de Nilcéa Alves), atuando por lá como brilhante professor de música do programa Mais educação.
"Agradeço de coração a todos os diretores que me permitiram atuar nas escolas, em especial a diretora Marizete, pela homenagem que me fez, nomeando a banda do colégio como Corporação Musical Bernardo Alves", declarou o músico, que atua ainda há mais de 20 anos como coordenador do ministério de música da igreja São Judas Tadeu, no bairro onde reside.
Por outro lado, Geraldo integra com o mesmo brilhantismo a banda ‘Amigos do Ritmo’, ele no saxofone; Zezinho, no violão; Carlinhos, na Bateria; Rubens, no contrabaixo; Thiago (neto e aluno de Geraldo), no cavaquinho; Rainor e Tuca, vocalistas. Contatos para shows podem ser feitos através do telefone: (22) 2773-3606.
85 anos de vida bonita
Geraldo Bernardo Alves completou 85 anos de vida dedicada à música no dia 17 de julho. O aniversariante vai festejar a data em grande estilo e do jeito que ama. A festa acontecerá em meio a um super baile, ao som de sua banda ‘Amigos do Ritmo’, no dia 16 de agosto, quando ele irá comemorar ainda os seus 70 anos de carreira artística.
Surge um talento
A música sempre falou mais alto em sua vida. Geraldo Bernardo Alves despertou para a música aos 10 anos de idade, quando acompanhava seus familiares nos bailes da cidade de Dores de Macabu no Sítio Boa Esperança (lugarejo denominado Três Pancadas). Nesses bailes, ele abriu seus ouvidos e foi tocado pela musicalidade, descobrindo sua paixão pela música.
Sempre manteve acesa sua paixão, e aos 16 anos ingressou nos estudos de música na Sociedade Musical Nossa Senhora das Dores. Geraldo estudou os instrumentos Tuba, Requinta, Clarineta e Saxofone, que é seu instrumento musical preferido. Foi aluno e músico participante dessa banda até seus 38 anos. Além da carreira musical, para se manter e manter sua família muito bem estruturada (esposa Neli Paula Alves e seus 10 filhos, Nilcéa, Gersen, Maria do Rosário, Giselda, Gilcéa, Tereza Margadida, Geraldo Filho, Joilson, Neralda e Ana Paula), Geraldo trabalhava desde 17 anos na Rede Ferroviária como agente especial de estação. Por motivo de trabalho, teve que deixar a Sociedade Musical Nossa Senhora das Dores, sendo transferido para São Gonçalo (RJ).
Trajetória artística
Em São Gonçalo (RJ), Geraldo despontou na carreira artística, no Saxofone Alto. Ele se uniu aos colegas músicos Osvaldino de Moraes (guitarra), sendo apresentado nos 40 anos da Sociedade Musical Santa Cecília, onde conheceu várias pessoas tornando-se amigo de Fernando (Saxofone Barítono), Adino (Clarineta), Ismael (Clarineta), e o Tenente Dudu (Trombonista ), que era o Regente da banda, se apresentando nas festas regionais, permanecendo lá até seus 46 anos.
Logo pediu transferência na Rede Ferroviária para Dores de Macabu, sua cidade natal, onde aproveitou e reintegrou-se como Maestro Regente na sua primeira Escola Musical na Igreja Nossa Senhora das Dores, ficando lá por 11 anos. Aos 57 anos, foi outra vez transferido pela Rede Ferroviária para Carapebus, onde participou do ministério musical, exercendo seu lado de cantor, com sua tessitura barítono cantante, formando um coral com todas as vozes se tornando regente do coro por 12 anos.
Formação e trabalho
Geraldo sentiu a necessidade de aprender mais e foi estudar música na Escola Villas Lobos no Rio de Janeiro, aprofundando-se em teoria, história da música, ritmo, som e piano. Deixou a escola depois de dois anos de estudo pela dificuldade de locomoção, uma vez que Geraldo morava em Carapebus e estudava no Rio de Janeiro. Buscou estudo na Femúsica de Campos dos Goytacazes, aperfeiçoando-se em Maestria e Harmonia.
Em seguida, Geraldo integrou a banda musical da Sociedade Musical Nova Aurora, como músico distante. Nos úlimos 12 anos também trabalhou nos colégios macaenses Télio Barreto (sob a direção de Terezinha); no Jacyra Tavares Duval (sob a direção de Marizete); no Colégio Rachel Reid (sob a direção de Nilcéa Alves); onde até hoje atua como professor monitor de música do programa Mais educação.
Autor: Isis Maria Borges Gomes/
Fonte: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário